Instituto Harmonia - Rabdomioma de Assoalho Bucal | Relato de Caso
Notícia
Rabdomioma de Assoalho Bucal | Relato de Caso

Autores: Rhuana Silva Medrado; Taiana Coelho Pedreira (Acadêmicas do Curso de Medicina do ITPAC); Élder Narciso Feltrim (Orientador); José Ferreira de Menezes Filho (Co-orientador).

E-mails: rhu_silva@hotmail.com; tainhacp@hotmail.com; feltrimelder@hotmail.com; drjmenezes@uol.com.br.

 

Introdução

 

Rabdomioma é um tumor benigno apresentando vários graus de diferenciação das células musculares esqueléticas. São tumores raros com poucos casos relatados, distinguindo o tipo cardíaco e extra cardíacos.  O tumor primário do coração ocorre com maior frequência, geralmente em bebês e crianças, são considerados malformações ou harmatomas, esta ideia é confirmada pela alta frequência de esclerose tuberosa.  O rabdomioma extra cardíaco é uma neoplasia incomum, pode ser classificado em vaginal, fetal e adulto. Este último acomete os tecidos moles da região de cabeça e pescoço (70 a 90% dos casos) especialmente cavidade oral, laringe e faringe. Sendo o tratamento de escolha a excisão cirúrgica do tumor.

 

Objetivos

Descrever um caso de rabdomioma adulto, localizado no assoalho bucal e seus aspectos clínico, radiológico e acesso cirúrgico.

 

Relato de Caso

Paciente de 41 anos, mulher, casada, lavradora, residente no mun. de Barra do Ouro - TO. Compareceu ao consultório odontológico do setor de oncologia do Hosp. Reg. de Araguaína em maio de 2011 com queixa de um caroço na boca que apareceu há alguns meses dificultando falar e engolir, nega dor espontânea ou sangramentos, nega tabagismo ,etilismo,mascar fumo ou de mordiscar a mucosa oral. Diagnóstico: ao exame extra-bucal verificou-se pele da face e lábios normocorados com discreta assimetria facial em função de massa nodular profunda, de localização em região submandibular esquerda, indolor, firme à palpação. O exame intra-bucal revelou a presença de grande massa nodular em assoalho bucal, estendendo-se desde a linha média até a região tonsilar esquerda com superfície lisa, coloração rósea e vascularização superficial evidente, firme à palpação e indolor.

A TC de face revelou volumosa lesão expansiva levemente hiperdensa de contornos mal definidos  ocupando o espaço sublingual esquerdo, atingindo o pilar anterior da tonsila palatina. Observa-se ainda expansão para o espaço submandibular esquerdo com envolvimento dos músculos próprios da língua, assimetria da coluna aérea da orofaringe. A paciente foi submetida a uma biópsia incisional, que demonstrou tratar de tumor benigno de origem muscular compatível com rabdomioma.  Foi realizada exérese do tumor em 17 de março de 2012, sob anestesia geral, com entubação naso-traqueal, após afastamento da língua com transfixação usando-se fio de nylon nº 3, o acesso se deu pela via sub-lingual, procurando dissecar a lesão nos seus planos de clivagem, foram retirados todos os componentes da lesão, cujo volume foi de aproximadamente 200ml, paciente evoluiu bem, sem intercorrencias. A peça cirúrgica enviada para o exame anátomo e histopatológico confirmou o diagnóstico da biópsia inicial de um caso de rabdomioma em assoalho bucal.

 

Considerações Finais

Rabdomioma é um raro tumor de tecido mole, o pico de incidência está na quinta década, ainda que a idade varie nos extremos, com um predomínio de 2:1 em homens. O tratamento de escolha é a ressecção cirúrgica, pode em raros casos, ser seguida de recidiva em decorrência de seu pobre limite periférico e/ou padrão de crescimento multilobular.

© 2017 Todos os direitos reservados - Visualização mínima 1024x768 pixels
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente
  • Newsletter
  • Receba nossas novidades em seu e-mail, cadastre-se!
Localização
Mapa - Instituto Harmonia